FOSPERJ INFORMA 30/03/2020

SINDCECIERJ, ENTIDADE INTEGRANTE DO FOSPERJ, RETRATA O USO POLÍTICO DA INSTITUIÇÃO PARA APROVAÇÃO DO PL 2036/2020

Diante das recentes decisões do governo estadual para o período de isolamento em razão do Covid-19, nós, servidores da Fundação Cecierj, manifestamos nesta nota algumas questões que devem ser observadas em relação ao trabalho que desenvolvemos. Temos visto o nome da Fundação Cecierj ser mencionado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia como uma solução para a suspensão das aulas presenciais, uma vez que vários de nossos projetos têm como proposta fundamental o ensino a distância (EaD), alternativa a que se tem recorrido enquanto se mantiverem as recomendações de isolamento social. É de se notar a experiência de grande parte dos servidores da Cecierj com a modalidade distancial de ensino e, por isso, entendemos que temos autoridade para abordar as discussões correntes.

Em primeiro lugar, é fundamental entender o EaD não como uma alternativa de estudo em que, por meio de uma plataforma online, se podem alocar textos e atividades para que professor e aluno não percam contato durante a quarentena. Muito além disso, trata-se de uma metodologia de ensino que carece de tempo e planejamento para que as aulas sejam desenvolvidas, participação e qualificação de diversos profissionais, bem como recursos, tanto na elaboração quanto na recepção do material, garantindo que haja tecnologia disponível ao longo de todo o processo.

Por prescindir do contato direto e presencial entre professor e aluno, o ensino a distância requer grande cuidado em sua realização, devendo-se atentar, por exemplo, para o contexto social, familiar e psicológico em que cada aluno se insere, circunstâncias que determinarão seu perfil de estudante a distância. Por exemplo, estudantes com necessidades especiais precisam de mediação no EaD, tanto quanto no ensino presencial. Da mesma forma, é preciso levar em consideração se os professores a quem se está pedindo que produzam material para EaD neste período emergencial têm já alguma experiência com essa modalidade, ou se serão sobrecarregados com o compromisso de aprender uma linguagem nova em pouquíssimo tempo para transmitir o conhecimento a distância. É necessário pensar numa capacitação para esses profissionais, que resultará em bons resultados também para os alunos.

Saindo das particularidades do ensino a distância, que muitos dos servidores da Fundação Cecierj conhecem bem, pois trabalham nessa área, há, no mínimo, seis anos, quando a última leva de servidores concursados ingressou na Fundação, deve-se pensar também em que condições serão produzidos os cursos a distância para o estado do Rio de Janeiro de que tanto se tem falado. De 2014 para cá, passamos por uma grande crise estadual que levou cerca de 70 servidores a pedir exoneração por diversos motivos. Hoje, temos falta de pessoal em todas as equipes e estamos há anos pedindo um concurso de reposição, que parece nunca entrar na pauta da Secretaria de Ciência e Tecnologia, nem do Governo do Estado. Temos direitos previstos em lei nunca respeitados, como nossa progressão e promoção, inseridas em nosso PCCS em 2013, mas nunca implementadas. Conseguimos o vale-refeição há menos de um ano, com verba de custeio apenas, e o vale-transporte, também imprescindível a qualquer trabalhador, nunca existiu. Somos um grupo cada vez menor de servidores desenvolvendo trabalhos para cada vez mais instituições. Durante o período de crise que enfrentamos mundialmente, em razão da nova doença que tem se espalhado, os servidores da Fundação Cecierj precisam ter a garantia do reconhecimento, não só da importância de nosso produto, mas também da forma como ele é feito, por quais processos passa, de que depende e a que custo é realizado.

Como servidores públicos estaduais, estamos aptos a servir ao Estado em suas necessidades e propostas, mas precisamos de planejamento, tempo, recursos e valorização para que nosso trabalho tenha bons resultados. Nossa proposta como servidores da Fundação Cecierj, filiados ao SindCecierj e unidos ao Fosperj (Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro), é que se criem mecanismos de capacitação e discussão sobre o que se pretende fazer nesta situação excepcional, evitando que se recorra à Fundação Cecierj como alternativa emergencial e de favorecimento político no âmbito da atual crise.


📍 Fique atento à votação do PL 2036/2020, amanhã 31/03 na Alerj

À tarde, a partir das 14h50, o Projeto de Lei 2036/2020 estará em pauta. Este projeto dispõe sobre uma plataforma de Educação a Distância (EAD), que vigorará durante o tempo de pandemia do COVID-19. Os profissionais da educação precisam estar atentos a essa votação. A expectativa é que essa plataforma seja apenas para estudos dos alunos e não contabilize dias letivos. A sessão deverá ser transmitida pela TV Alerj tanto na televisão quanto no Youtube.


🛑 ASSINE A PETIÇÃO DO SEPE CONTRA O PL 2036/2020 QUE IMPÕE A EAD NAS ESCOLAS ESTADUAIS!