Seminário destaca urgência da adesão ao Propag e discute recomposição salarial dos servidores

A sede da SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro) recebeu, nesta segunda-feira (19), o seminário “O Propag e a recomposição salarial dos servidores”. Organizado pelo FOSPERJ e pelo Movimento Recomposição Salarial, Já!, o evento contou com a presença dos deputados estaduais Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Flavio Serafini; do professor e ex-secretário estadual de Fazenda e Planejamento, Nelson Rocha; e do professor de Economia da UERJ e ex-subsecretário de Planejamento, Gestão e Política Fiscal do Estado, Bruno Sobral.

A mesa foi mediada por Vinicius Zanata (Assemperj/Sindsemp-RJ/Fosperj) e Maria Raquel Garcia (Andes/Fosperj). Com caráter participativo, o debate abriu espaço para perguntas do público e aprofundou a compreensão sobre os entraves orçamentários que impactam diretamente os salários dos servidores estaduais.

Durante o seminário, o deputado Luiz Paulo destacou a importância da adesão ao Propag como uma medida obrigatória. Ele explicou os impactos da adesão, amortização da dívida e a defasagem salarial que penaliza os servidores ao longo dos anos: “aderir ao Propag é pensar um pouco no futuro”, afirmou.

Já o deputado Flavio Serafini chamou atenção para o aumento dos gastos com a máquina pública em detrimento do investimento nos servidores. “O Propag é a chance de o Rio de Janeiro não quebrar”, declarou.

Ambos reforçaram que a adesão ao programa deve ocorrer até 31 de dezembro de 2025, o que exige mobilização urgente e diálogo entre governo e servidores.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da SEAERJ, permitindo que o público acompanhasse o debate mesmo à distância. A iniciativa reafirma o compromisso do FOSPERJ e do Movimento Recomposição Salarial Já!, com o avanço de discussões públicas em defesa de medidas concretas, mostrando a força e união da categoria.

Link da transmissão: