O FOSPERJ está na luta por #VacinaJá! para todos e todas

A saúde é um bem universal e, no Brasil, é um direito constitucional. No entanto, os governos federal e estadual têm se mostrado ineficientes e relapsos quanto às implementações de políticas públicas para o enfrentamento à crise sanitária causada pela pandemia mundial de Covid-19.

Recentemente, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vetou o projeto de lei que autorizava o Palácio Guanabara a comprar vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O projeto foi aprovado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), mas o poder executivo barrou por questões financeiras.

É dever do Estado que haja planejamento regional de estratégias de enfrentamento da pandemia para minimizar danos sociais, econômicos e sanitários decorrentes da Covid-19.

Não podemos aceitar que a corrida no desenvolvimento de vacinas e a vacinação da população se converta em uma corrida pelo lucro. Exigimos #VacinaJá! para todos e todas.

Essa é uma luta para evitar a violação ao direito à saúde e à vida. O descaso do Estado está custando milhares de vidas. Por isso, conclamamos toda sociedade e, em especial, servidoras e servidores públicos para esta mobilização.

Envie sua mensagem para o Governo do Estado!

#VacinaJá! APOIE!

Assunto: Sr. governador Cláudio Castro, cuide da nossa população! Compre vacinas!

Mensagem:

Exmo. Sr. Governador Cláudio Castro,

Escrevemos para pedir que Vossa Excelência faça valer o direito à saúde da população fluminense. Precisamos que a compra, produção e distribuição de tecnologias para contenção, prevenção e tratamento de Covid-19 sejam efetivadas em nosso estado.

O veto ao projeto de lei que autorizava o Palácio Guanabara a comprar vacinas contra a Covid-19, mesmo após a aprovação na Alerj, colocou a população do Rio de Janeiro em risco e sem esperança. Estamos agonizando em meio à crise econômica, política e sanitária atual. É irresponsável, também, a abertura das escolas sem a garantia de imunização aos profissionais de educação.

O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia. Já estamos há mais de um ano vivendo este momento doloroso, em que milhares de pessoas estão perdendo familiares e amigos acometidos pela doença.

Agora, outros dois fatores específicos chamam atenção: o avanço da Covid-19 sobre a população jovem e sobre as periferias dos grandes centros urbanos, as cidades do interior e a população mais pobre.

Sr. governador, pedimos encarecidamente para cuidar da população do Rio de Janeiro. Permita a compra de vacinas! Garanta o direito de todo cidadão fluminense de ter acesso à saúde pública e de qualidade.

Atenciosamente.