Na tarde desta quarta-feira (13/05), os líderes das entidades integrantes do Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) realizaram uma videoconferência e traçaram estratégias para continuidade da luta em defesa dos servidores.
Durante os informes, foi ressaltada a aprovação da autorização para que o governador possa suspender a cobrança dos consignados e a mobilização do FOSPERJ junto aos parlamentares com emendas que resguardam o desconto sindical e a proibição da cobrança de juros durante a suspensão dos créditos consignados. Também foram contemplados temas específicos das categorias existentes no Fórum.
Entre as discussões, as entidades deliberaram que ampliarão a pressão cobrando um posicionamento do Governo sobre a reunião com os servidores. A reunião com o deputado estadual Márcio Pacheco (PSC), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu no final do mês de abril (27/04) e ainda não evoluiu no atendimento às reivindicações dos servidores. No entanto, o encontro já surtiu um efeito positivo com uma agenda da Secretaria da Educação com o SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação).
O principal objetivo da reunião foi dar sequência à mobilização e traçar estratégias para proteger os servidores contra as atitudes oportunistas do Poder Público em relação ao desmonte do serviço público. Entre as mais sérias, estão a tentativa de redução de salários e a retirada de direitos, a desestatização e privatização de empresas públicas como a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Este último tema será debatido na próxima live do FOSPERJ, que acontecerá amanhã (14/05), às 17h.
As Lives do Fórum estão acontecendo semanalmente, às quintas-feiras sobre temas de interesse de toda a sociedade acerca do serviço público.
Foram colocados em pauta, ainda, a importância de uma campanha de valorização dos servidores públicos frente aos últimos ataques aos direitos dos servidores com contextualização da conjuntura política em meio a crise sanitária do novo coronavírus. Os integrantes do Fórum ressaltaram a importância do serviço público no atendimento à população.
Encaminhamentos do FOSPERJ
1- Divulgar na mídia para mostrar injustiça contra os trabalhadores da Saúde e questionar Alerj sobre contradição de aprovação de projetos com a falta de efetividade;
2- Próximas lutas: manutenção de salários, evitar cortes, reforma da previdência, contra privatização, saúde;
3-Reunião com Ceciliano e Pacheco e compromisso público;
6- Coluna do Servidor no site fica suspensa por tempo indeterminado;
6- Procurar Deputados Federais sobre PLP 39/20 (Glauber, Jandira e Paulo Ramos). Definir live ou reunião;
7- Fazer uma campanha forte em defesa dos servidores;
8- Disputar narrativas (vídeos e textos) sobre o peso dos servidores no orçamento público (GT de dados levantar informações sobre a questão fiscal).
Próxima Reunião
> Dia 27/05/2020 | quarta-feira às 14h
Ressaltamos a importância da participação de todas as entidades. O debate é fator essencial para que cada passo seja dado de forma assertiva, além de possibilitar a unidade do conjunto dos servidores e continuarmos mobilizados e fortalecidos.