FOSPERJ em Brasília: líderes sindicais aproveitam ida à capital federal para dialogar sobre pautas dos servidores do Rio de Janeiro

Lideranças do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) estiveram reunidos em Brasília (DF), entre os dias 29 e 31 de agosto, para acompanhar atividades de suas entidades sindicais. Para aproveitar a oportunidade, os representantes do Fórum estiveram na Câmara e no Senado Federal dialogando com parlamentares de diversos partidos em busca de apoio para instalação da Frente Parlamentar Mista do Regime de Recuperação Fiscal dos Estados, de autoria do deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ).

Na última quarta feira (30/08), a mobilização junto aos parlamentares surtiu efeito e o Fórum conseguiu as assinaturas necessárias para que seja protocolado o requerimento da instalação da Frente Parlamentar na mesa diretora.

O Rio de Janeiro tem sido o laboratório do RRF, com a precarização na prestação de serviço público à população fluminense e a privatização de estatais, como a CEDAE. O FOSPERJ acredita que é preciso levar, com urgência esse debate para o parlamento federal, juntamente com os demais servidores dos Estados que também aderiram ou estão em processo de adesão. É preciso rediscutir as dívidas junto a União e revermos o pacto federativo, visando uma descentralização do orçamento na União em detrimento de estados e municípios.

Nesse sentido, criação da a Frente Parlamentar é uma vitória importante do FOSPERJ. Convocamos, portanto, os servidores das três esferas a se juntarem na construção desta iniciativa que tem, de fundo, importante papel crítico a está política que asfixia os entes federativos com o orçamento centralizado na União, prejudicando os servidores públicos de estados e municípios e a qualidade dos serviços públicos para o conjunto da sociedade brasileira.