Integrantes do Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) realizaram uma videoconferência, nesta sexta-feira (24/07), para dar seguimento às lutas das categorias do serviço público estadual.
Um dos pontos principais da reunião foi a suspensão do pagamento das mensalidades dos créditos consignados, que tem sido uma árdua batalha do FOSPERJ. Esta pauta sofre ainda com a falta de esclarecimentos sobre a efetividade da legislação.
O FOSPERJ entende que a paralisação temporária no desconto não traz muitos benefícios se não houver um acordo que obrigue os bancos a cumprirem os termos da lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e que protege os servidores contra a cobrança de juros ou acréscimos sem a necessidade de renegociação.
O retorno às atividades presenciais também ganhou destaque durante a videoconferência, e o Fórum está sob alerta de que a situação no Estado do Rio de Janeiro é bastante preocupante, já que o número de infectados voltou a subir.
Outra pauta da reunião foi a renovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que ocorrerá em setembro próximo. O FOSPERJ está trabalhando assiduamente em analisar os dados para reforçar os direitos e a valorização do servidor, resguardando a entrega de um serviço público de qualidade para toda população fluminense.
FOSPERJ
O Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) foi criado para promover a unidade das entidades representativas de servidores públicos e fortalecer as lutas das categorias.