O Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) recebeu uma série de denúncias dos servidores aposentados e de pensionistas a respeito da decisão do Rioprevidência de retomar a obrigatoriedade da prova de vida para que o pagamento continue sendo realizado.
Essa decisão faz com que os servidores inativos e pensionistas tenham que se deslocar pessoalmente até agências do banco Bradesco, o que, levando em consideração o aumento de casos da nova variante da COVID-19, coloca em risco a vida dessas pessoas e entra em contradição com a própria política pública de saúde promovida pelos órgãos sanitários de cancelamento de grandes eventos e atividades que promovam aglomerações.
Infelizmente, conforme vem sendo noticiado na imprensa, a pandemia de COVID-19 avançou no final de 2021 e vem causando grande preocupação. Por isso, o FOSPERJ, por meio do Núcleo de Aposentados, vem a público manifestar sua indignação sobre a retomada presencial imposta pelo Rioprevidência e exige que a vida dos servidores aposentados e pensionistas seja preservada.
Além do requerimento ao órgão, o Fórum também denunciará à mídia e à sociedade fluminense para que providências sejam tomadas.