Esta semana, o Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) protocolou ofícios solicitando ao governador Cláudio Castro e ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano, reunião virtual urgente para tratar de temas importantes para o funcionalismo. A finalidade destas reuniões é criar um espaço democrático e acessível e estreitar diálogo junto aos Poderes Executivo e Legislativo, expondo as intenções republicanas e democráticas das entidades que compõem o Fórum.
Os temas de pauta solicitados são: o Plano de Recomposição Inflacionária dos Servidores e Novo Regime de Recuperação Fiscal; a implementação imediata do Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos servidores da Saúde, conforme aprovado nas LOAs 2019, 2020 e 2021; a garantia dos demais direitos dos servidores como promoções, progressões e adicional por tempo de serviço; e a vacinação já para toda população do Rio de Janeiro.
O FOSPERJ reforça a necessidade de discussão das pautas prioritárias para a manutenção das condições mínimas de dignidade e valorização dos servidores públicos e os serviços prestados por estes. Assim, o Fórum está constantemente articulando ações junto ao governo no intuito de cobrar e pressionar as autoridades em prol da população, que é quem recebe os serviços públicos.
Valorizar os servidores é contribuir para que os cidadãos recebam seus direitos previstos na Constituição. Dito isso, o Fórum está aguardando retorno do governador e do presidente da Alerj sobre a data da audiência.