O Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), representando os servidores, servidoras e toda população fluminense, vem a público repudiar veementemente aos atos terroristas e golpistas praticados neste domingo(08), aos edifícios dos Três Poderes do Estado Brasileiro, em Brasília-DF.
Os atentados antidemocráticos e de cunho terrorista contra o Congresso Nacional, contra o Supremo Tribunal Federal e contra o Palácio do Planalto, são de extrema gravidade. Essas ações golpistas, com o objetivo de desacreditar o Estado de Direito de forma criminosa, devem ser apuradas e investigadas pois existem imagens que denunciam a leniência do governo do Distrito Federal.
O fascismo e o terrorismo precisam ser combatidos com o máximo de rigor e determinação por parte das instituições e todos os responsáveis por esses atos criminosos precisam ser submetidos ao devido processo legal e seus autores exemplarmente identificados e punidos pelas autoridades competentes.
O que aconteceu é uma afronta ao Estado Democrático de Direito e ao povo brasileiro que desde a Constituição Federal de 1988, teve resgatada a legitimidade de nossas instituições, por isso não há espaço para retrocessos, incitação à violência e tentativas de ruptura da ordem constitucional.
Manifestamos nossa solidariedade aos membros dos três Poderes da República e declaramos apoio às iniciativas e medidas necessárias e urgentes com a intervenção federal no GDF para preservar a democracia.
Orientamos todas as entidades de classe que compõem o FOSPERJ e seus dirigentes que se mantenham vigilantes, atentos às iniciativas que tomaremos e cientes que a democracia é um bem valioso e deve ser defendido.
Viva a democracia sempre!