Na tarde da última quarta-feira (08/06), entidades integrantes do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) se reuniram para discutirem os próximos passos da luta dos servidores, que estão pautados sobretudo nas CPIs do RioPrevidência e da Dívida Pública.
Quanto ao acompanhamento da CPI da Dívida Pública, o FOSPERJ recebeu um convite formal para falar na próxima reunião, que vai acontecer no dia 14 de junho, às 9h. Tal convite demonstra o reconhecimento da luta e da força do Fórum. As entidades se comprometeram a comparecer na Alerj. Houve, ainda, o alerta para o dia 20 de junho, que é a data limite do acordo pro RRF que prevê o fim do triênio.
Também foi deliberada a organização de lives com os pré-candidatos ao governo do estado a fim de firmarem compromisso com a defesa do funcionalismo público. Ademais, os integrantes do FOSPERJ manifestaram apoio à luta dos servidores da educação, que durante a semana realizaram ato no Palácio da Guanabara e na Alerj, no qual aposentados fecharam uma parte da pista. Dia 22 haverá outro ato e o Fórum pede apoio a todas as categorias do serviço público aos servidores da educação.
Sobre a votação do relatório da CPI do RioPrevidência, a luta continua. O último passo dos servidores nesse sentido foi a entrega do abaixo-assinado direcionado ao presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), com mais de 2 mil assinaturas de servidores e sociedade civil.
Isso significa que há uma preocupação do FOSPERJ em fazer com que a apuração realizada com apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público possa ser encaminhada às autoridades competentes e, portanto, que haja a devida responsabilização judicial dos envolvidos nas supostas irregularidades encontradas.
Outros assuntos também foram pontuados, como a organização do Fórum e a periodicidade das reuniões mensais, presenciais, nas segundas quartas-feiras do mês. A próxima agenda foi marcada para dia 13 de julho, às 16 horas, de forma presencial na sede da SEAERJ.
O Fórum continuará acompanhando na Alerj e convoca a todos e todas para estarem nos eventos presenciais e também nas redes sociais mobilizando para agregar a luta em defesa do serviço público no estado.