Reunião do FOSPERJ discute uso dos royalties e organização da luta pela recomposição salarial

A reunião realizada na última quarta-feira (09/04), na sede da Associação dos Servidores da Fundação Leão XIII (ASFLE), contou com a participação de cerca de 18 instituições e marcou um avanço na articulação do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) e do Movimento Recomposição Salarial, Já! em defesa dos direitos do funcionalismo estadual.

Durante o encontro, foram pontuadas preocupações sobre o uso do dinheiro dos royalties do petróleo. Os recursos que deveriam ser destinados ao fundo previdenciário estão sendo utilizados pela Secretaria de Fazenda para investimentos. Essa situação tem levado o RioPrevidência a solicitar, por meio de ofícios, aportes para garantir o pagamento de aposentados e pensionistas. O tema foi debatido com o mandato do deputado estadual Flávio Serafini, que articula a veiculação de uma reportagem sobre o assunto na mídia oficial.

Outro ponto abordado foi a solicitação da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ) para que o vale-refeição seja estendido à sua categoria. O Sindicato dos Fazendários (SINFAZERJ) ficou encarregado de passar a orientação de como proceder essa reivindicação.

O SINFAZERJ informou que o governo estadual solicitou à Secretaria de Fazenda um estudo de impacto sobre o pagamento da recomposição salarial. Segundo o sindicato, o valor ficou muito alto, o que pode estar impactando na presença da base governista nas reuniões do Grupo de Trabalho (GT) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

Também foi destacada a importância de manter o foco na unidade construída em torno da pauta da recomposição salarial, reconhecendo que cada secretaria possui suas demandas específicas, que continuam sendo tratadas separadamente por sindicatos, associações e fundações.

Próximas ações

A próxima reunião do FOSPERJ foi agendada para o dia 29 de abril (terça-feira) às 17h e, a partir dessa data, os encontros passarão a ocorrer quinzenalmente.

Está sendo organizada uma Live sobre o PROPAG e a recomposição salarial. Além disso, será feita uma cobrança à Comissão do Servidor Público da ALERJ para que defina a data da audiência pública sobre o sistema previdenciário dos servidores.

Por fim, a coordenação do FOSPERJ fará articulações para pensar uma campanha incisiva que pressione o presidente da ALERJ, Rodrigo Bacellar, a articular a recomposição salarial junto ao Executivo. Será ainda criada uma comissão de imprensa com o objetivo de ampliar o diálogo com a imprensa alternativa, proposta que será discutida com mais profundidade na próxima reunião.