FOSPERJ apresenta parecer contrário ao retorno às aulas presenciais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), por promover a unidade das entidades representativas de servidores públicos do estado, se encontra no dever de repudiar o retorno às aulas presenciais enquanto não houver garantia de biossegurança nas escolas. É preciso proteger a vida dos profissionais da educação, bem como dos alunos.
 
A estratégia de retorno às aulas deve ser constituída por diretrizes e protocolos respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. Até o último dia 18 de agosto, o estado do Rio de Janeiro apresentou 14.728 óbitos pelo novo coronavírus e 199.480 casos confirmados. O retorno às aulas, sem uma política de biossegurança, agravaria muito a pandemia no estado.   
 
Para os representantes das entidades de profissionais de educação, o retorno presencial será efetivado desde que seja garantido o compromisso de prefeituras, governo do estado e União de apresentar concretamente os investimentos a serem realizados na retomada da educação no pós pandemia. 
 
As entidades ratificam a necessidade de que seja divulgado um orçamento e planejamento dos investimentos em produtos de higiene e limpeza, assim como em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de Proteção Coletiva (EPCs), desinfecção dos materiais didáticos de uso coletivo, além de condições para assepsia nas unidades de ensino. 
 
Entre outros pontos importantes a serem considerados, destacamos: redução significativa do número de estudantes por turma, reorganização da estrutura física escolar, garantia de ambientes seguros para alimentação dos estudantes e reforço nos cardápios escolares, condições sanitárias no deslocamento entre a residência e a unidade escolar e respeito à autonomia pedagógica do corpo docente. 
 
O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE RJ) promoverá, na próxima quinta-feira (20/08), a partir das 12h, uma transmissão ao vivo do 2º Ato Live das redes em greve pela vida. O ato pode ser acompanhado pelo YouTube (http://youtube.com/sepesindicato) e pelo Facebook (http://facebook.com/Seperj).