FOSPERJ entregará ofício à Casa Civil reivindicando vacina, valorização dos servidores do RJ e contra a privatização de instituições públicas

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), reunindo mais de 50 entidades do funcionalismo público do estado, envia à Casa Civil um ofício a fim de articular com o Executivo pautas de valorização do serviço público e de toda população. O Fórum pede ao governador interino Cláudio Castro a compra de vacinas para toda a população do Rio de Janeiro, a imediata efetivação do PCCS (Lei 7946/2018) para os servidores da saúde, o pagamento de vencimentos, aposentadorias, pensões e benefícios dos servidores públicos estaduais, o compromisso de retorno das negociações sobre plano de recomposição das perdas inflacionárias e a proteção do patrimônio público estadual, principalmente a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), que é um importante ativo para o governo do estado.

Para reivindicar o compromisso do governo com as pautas urgentes dos servidores públicos, o FOSPERJ vai se unir a entidades e movimentos sociais em uma carreata contra a privatização da CEDAE, no próximo dia 22 de março (segunda-feira), com saída marcada para 10h. O ponto de encontro proposto será em frente à CEDAE (Av. Presidente Vargas), seguindo via centro para o Largo do Machado e o Palácio Guanabara, onde um ato performático e simbólico, sem aglomeração, vai acontecer entre os servidores representantes do Fórum.

Por conta da situação calamitosa que o estado do Rio se encontra, em decorrência da pandemia de Covid-19, o FOSPERJ optou por não realizar um ato aglomerativo, conforme divulgado anteriormente. O Fórum entende que é o momento de priorizar a vida e, justamente por isso, está tentando articulação com o governo estadual com a intenção de reivindicar as urgentes demandas dos servidores e de toda população fluminense, que sofre cada dia mais em meio à pandemia. Valorizar o serviço público é garantir a entrega de direitos para toda população.

Projeções contra a PEC Emergencial

No próximo dia 24 de março (quarta-feira), Dia Nacional de Mobilização, o FOSPERJ, em parceria com o Sisejufe, fará projeções em prédios na cidade do Rio e em Brasília. As projeções falarão especificamente sobre a aprovação da PEC 186/2019, a PEC Emergencial, na Câmara dos Deputados, que reduziu o auxílio emergencial e congelou os salários dos servidores por mais 15 anos.

#VacinaJá

O FOSPERJ lançou, recentemente, a campanha #VacinaJá, um ato virtual para pressionar o governador Cláudio Castro para a compra de vacinas. A ideia é, por meio de envio de e-mails ao governador, exigir que o direito à saúde seja cumprido. Para enviar a mensagem, basta acessar o site e preencher o formulário. Não podemos aceitar que a corrida no desenvolvimento de vacinas e a vacinação da população se converta em uma corrida pelo lucro. Exigimos #VacinaJá! para todos e todas.