O Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ) vem a público repudiar a iniciativa provocadora do vereador de Niterói (RJ), Douglas Gomes (PTC), em homenagear, na Câmara Municipal, o atual presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo, exatamente no Dia da Consciência Negra (20 de novembro). É incabível uma homenagem a uma autoridade que vem, constantemente, deslegitimando a luta dos movimentos negros e antirracistas no Brasil.
O convite para o evento tem a denominação “Dia da Consciência Brasileira”, numa tentativa de apagar e esvaziar a história de lutas de negras e negros neste país. É importante lembrar que Sérgio Camargo foi denunciado à Organização das Nações Unidas (ONU) por violações de direitos humanos e dos interesses da população negra.
Entre as denúncias estão crimes como: assédio moral, perseguição ideológica e discriminação. Com isso, Carmargo foi proibido pela Justiça de demitir, afastar, transferir ou contratar funcionários para a Fundação Palmares, em ação promovida pelo Ministério Público do Trabalho.
Frequentemente, o atual presidente da Fundação Palmares insulta os movimentos negros, além de tentar deslegitimar nomes históricos para a luta antirracista no Brasil, como André Rebouças, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. Sérgio Camargo pratica, assim, tudo aquilo que, historicamente, a população negra enfrentou e foi vítima ao longo da história. Sendo assim, uma homenagem a ele tem somente o objetivo de invisibilizar tudo que já foi conquistado e atrasar ainda toda a luta que há pela frente.
O FOSPERJ reafirma, com isso, seu apoio às práticas e às ações antirracistas e exige que esta homenagem na Câmara Municipal de Niterói seja urgentemente cancelada em respeito à população negra.