Após a última mobilização do Fórum Permanentemente dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro – FOSPERJ, que representou avanços para conquista da recomposição inflacionária e garantiu a derrubada veto do PCCS da Saúde, as entidades do Fórum se reuniram novamente nesta sexta-feira, (13/03).
O principal objetivo do encontro foi discutir a conjuntura política diante do pronunciamento da Organização Mundial da Saúde que declarou uma pandemia causada pelo novo Corona vírus. Em consequência de medidas de saúde pública, foi cancelada a reunião que estava marcada para o próximo dia 18/03 entre as entidades que integram o Fórum e a Secretaria da Casa Civil. A mesa de negociação aconteceria na Alerj, mas a presidência decidiu restringir o acesso do público à Casa como medida de prevenção à disseminação do Covid-19.
No entanto, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), manteve a confirmação da votação do PL 1885/20 para próxima quarta-feira, inclusive já previsto na pauta da ordem do dia para próxima semana.
Diante desses movimentos, representantes do Fórum, farão uma articulação com parlamentares e com próprio presidente da Casa, na segunda-feira a partir das 13h, para garantir se o acordo do Colégio de Líderes será mantido em torno de votação favorável aos servidores.
Principais passos da luta unificada:
– Estudos técnicos e financeiros com o especialista Paulo Lindice, membro da Auditoria Cidadã da Dívida, que trará dados da Lei de Recuperação Fiscal do Estado e também do supervisor técnico Paulo Janger do DIEESE.
– Próxima reunião marcada para segunda-feira 17h.
– Definição de Comissão de negociação provisória formada pelas entidades: SINTUPERJ, SEPE, ASPROERJ, ASERVISA, SEAERJ, SINDPEFAETC e SINDJUSTIÇA.
– Os representantes das entidades descritas acima também farão a articulação junto aos deputados na próxima segunda-feira (16/03), na Alerj.