O Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), preocupado com o pacote de maldades do governo contra o serviço público do estado, reuniu, hoje (26/04), 30 entidades do serviço público estadual para debater ações de valorização dos servidores em meio a esse cenário cada vez mais catastrófico.
O pacote de maldades contra os servidores contempla, sobretudo, a privatização da CEDAE e a renovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), pautas extremamente urgentes. O RRF exige a extinção de três direitos importantes dos servidores: triênios, licenças e promoções. O novo regime também pode deixar os servidores sem aumento até 2031.
Além desses, o pacote considera a Reforma da Previdência do estado, que abrange o aumento da idade da previdência e o tempo de serviço, e a Reforma Administrativa (PEC nº 32/2020), que está batendo na porta para tramitação no Congresso Nacional.
Para esclarecer sobre as questões relacionadas ao RRF, o FOSPERJ contou com a presença de Paulo Lindesay, diretor da Executiva Nacional da ASSIBGE-SN e coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã no Rio de Janeiro, e de Cid Cordeiro Silva, consultor econômico de sindicatos dos trabalhadores.
Lutas prioritárias do FOSPERJ:
- Não à privatização da CEDAE
- Vacinação para toda população do Rio de Janeiro
- PCCS da Saúde
- Recomposição inflacionária